Translate

domingo, 14 de março de 2021

A Batalha do Jenipapo foi decisiva para a independência do Brasil

Sabe aquele lugar onde se respira história, luta, coragem e orgulho de todo um Estado e, por que não dizer, de uma nação? 


O Monumento Batalha do Jenipapo é tudo isso e muito mais onde relembra e celebra a independência do Brasil feita por populares piauienses.  

É nesse Monumento, localizado especificamente às margens da BR 343 e do rio Jenipapo, distante cerca de 05km da zona urbana de Campo Maior, onde estão guardadas as relíquias da Batalha do Jeninapo. É praticamente um museu a céu aberto.


A BATALHA

Ocorrida em 13 de Março de 1823, às margens do Rio Jenipapo em Campo Maior-PI, a Batalha do Jenipapo foi uma das mais sangrentas batalhas pela Independência do Brasil. 

A luta se deu entre piauienses, cearenses e maranhenses, contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que tinham a função de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. Enquanto os piauienses possuíam apenas pequenos machados, foices e armas, a tropa portuguesa era muito bem preparada e, em poucos horas de luta, mataram mais 200 homens.

Apesar de terem perdido esta batalha, os portugueses terminaram por perder a guerra da independência, graças às táticas de guerrilhas dos sertanejos. Após o combate no Rio Jenipapo, num assalto surpresa ao acampamento militar, os piauienses tomaram posse das armas, munições, dinheiro e bagagem dos portugueses, cercando-os no caminho para Oeiras, forçando o comandante Fidié e seus homens a se retirarem do Piauí.

Com toda certeza, sem a Batalha do Jenipapo, NÃO HAVERIA BRASIL! Ela teve um papel muito importante na garantia da unidade territorial do país recém-emancipado, uma vez que o governo português pretendia, após o 07 de setembro, manter, pelo menos, a parte norte do Brasil como colônia. A tentativa foi um fracasso graças à resistência dos brasileiros nas lutas ocorridas nas províncias do norte e nordeste, entre as quais a Batalha do Jenipapo, estava consolidada a Independência do Brasil.



Fonte: Memorial do Jenipapo / conhecaopiaui.com


Assista esses 02 vídeos e relembre a história




Nenhum comentário:

Postar um comentário