Translate

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A triste realidade da Praça dos Poetas

Durante o dia a Praça dos Poetas serve de banheiro e depósito de lixo e a noite o local é usado para o consumo de drogas e prostituição.

Logo na entrada da Praça dos Poetas uma vasilha grande para colocar lixo passa dias sem ser recolhido

Uma equipe do Jornal da Parnaíba e do euvejophb.blogspot.com.br,estiveram nesta semana na Praça dos Poetas, no centro comercial de Parnaíba e foi constatado o abandono daquele equipamento público.

A Praça dos Poetas, inaugurada na gestão do ex-prefeito de Parnaíba, Paulo Eudes Carneiro com o objetivo de tornar o espaço, um centro cultural e de homenagem a poetas locais e regionais, encontra-se abandonado pela prefeitura municipal de Parnaíba. Mato e lixo vai ser a herança que Florentino deixará naquela que um dia foi praça.
O prefeito Florentino Veras retirou alguns vendedores ambulantes da Praça da Graça, troca-troca, e Praça Cel. Jonas e os colocou no entorno da “Praça dos poetas”, institucionalizando o comércio ambulante naquela praça que deveria ser de todos, sepultando a ideia de praça.





Em tempos passados, o local abrigava um terminal de ônibus, onde um grande número de ambulantes faziam vendas para os que embarcavam e desembarcavam, além dos populares que faziam compras na região central da cidade. Hoje não temos o terminal de ônibus e nem a praça.


A única utilidade da praça vem sendo para acumular restos de materiais de lojas e barracas de vendedores ambulantes que ficam ao redor da praça, atraindo ratos e baratas, sem falar do aspecto visual. As grades de ferro que circula o espaço estão enferrujadas pela ação de tempo e a falta de uma nova pintura. 




Sem uso e sem visitantes, a praça virou um depósito de lixo, as placas de bronze com os nomes dos poetas foram arrancadas, bancos quebrados, o jardim sem os tratos culturais morreu. Populares utilizam o local como banheiro público, e em determinados horários, a falta de segurança predomina e quando chega a noite o local é usado para a prostituição e uso de drogas. No espaço, além do relato de muitos assaltos já foi cenário até de assassinato.

A praça, assim como outras no centro da cidade, merece cuidados. Se não houver providências, aos poucos, patrimônios e consequentemente, memórias, perderão o valor cultural diante do tempo.

Shopping Popular
Havia um projeto para transformar a Praça dos Poetas no Centro de Parnaíba em um shopping popular da cidade. A ideia era retirar os vendedores ambulantes das ruas e concentrá-los em um só lugar. Vamos torcer para que o novo gestor de Parnaíba encontre uma solução.


Por José Wilson | Jornal da Parnaíba
Fotos: Edson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário