Translate

domingo, 28 de março de 2021

NOSSA HISTÓRIA: “Museu da Pharmácia do Povo” será reaberto no Porto das Barcas

Totalmente reformado, a Fundação Raul Bacellar estará reabrindo para visitação o “Museu da Pharmacia do Povo” que fica localizado no Porto das Barcas (Rua da Praia, 20).


Mais de 3 mil objetos estarão expostos para visitação, muitos deles com mais de 100 anos, mas muito bem conservados. O “Museu da Pharmacia do Povo” foi inaugurado no dia 26 de Maio de 1994, Reconhecida de Utilidade Pública Federal por Decreto do Presidente da República no dia 25 de Maio de 1998.

É mais um ponto turístico de nossa cidade que traduz a história daquele que faleceu sendo o farmacêutico mais antigo do Brasil em atividades, o Dr. Raul Furtado Bacellar.

Sobre o Dr. Raul Furtado Bacellar

Maranhense, nascido no então Brejo dos Anapurus, em maio de 1891, o Dr. Raul Bacellar viveu 106 anos, tornando-se o farmacêutico mais idoso do Brasil em plena atividade. Graduado em Farmácia-Química e em Letras no Belém do Pará, aos 20 anos de idade, chegou à Parnaíba no ano de 1920. Foi o primeiro farmacêutico da Estrada de Ferro Central do Piauhy, então dirigida por seu irmão, o engenheiro Miguel Furtado Bacellar.

Em Parnaíba, instalou (1927) a sua “Pharmácia do Povo”, transformada em “Museu Vivo” em maio de 1994, com funcionamento no Espaço Cultural Porto das Barcas, já tendo sido visitado, aos dias atuais, por mais de 165 mil turistas do Brasil e do exterior, além de ser importante fonte da história da cidade e do próprio Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário