Parnaíba costuma entrar no mapa das viagens dos brasileiros como parte do itinerário da Rota das Emoções entre os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara.
Na verdade, não precisaria. A cidade tem encantos suficientes para justificar uma viagem exclusiva.
Apesar de não ser mais uma região vibrante, o centro histórico ainda guarda muitos casarões e palacetes do início do século passado, quando Parnaíba era um dos mais importantes pólos industriais do Nordeste. Do Porto das Barcas saíam navios com direção à Europa, carregados de cera de carnaúba e óleo de babaçu.
Os casarões, evidentemente, são só um bônus. O que você veio ver são as belezas do Delta do Parnaíba, o labirinto de igarapés, ilhas e dunas formado pela multipartição do rio Parnaíba antes de chegar ao mar. Há várias maneiras de passear pelo Delta, se você não passar correndo, vale a pena fazer dois passeios diferentes.
Você também pode aproveitar para fazer um passeio que não faz parte da Rota das Emoções, mas deveria: um bate-volta ao Parque Nacional de 7 Cidades.
E se quiser pegar uns dias de praia, a dica é dividir a estada no litoral piauiense com a descolada vizinha Barra Grande.
Por Ricardo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário