Translate

sábado, 26 de novembro de 2016

Sede Executiva de Governo e Centro Administrativo



Muitos não entendem o que é de fato uma Sede Executiva de Governo e confundem com Centro Administrativo, daí surgir críticas infundadas pela falta de conhecimento histórico.


A exemplo de centenas de cidades pelo Brasil e pelo Mundo, o prefeito eleito de Parnaíba, Mão Santa, pretende buscar recursos junto ao Governo Federal para aquisição do prédio histórico da Casa Inglesa para restaurá-lo e transformá-lo em Sede Executiva do Governo Municipal de Parnaíba, valorizando ainda mais o nosso patrimônio histórico e arquitetônico.


No Brasil existem dezenas de sedes de prefeituras e de governos do estado que são instaladas em prédios antigos com objetivo de restaurar uma pouco da história do município. Isto para não falar na Europa onde é a quase totalidade.
Apenas para exemplificar, citamos alguns casos em que os administradores tiveram a brilhante ideia de transformar prédios históricos em sede administrativa de governos. 

Palácio de La Ravardière é a sede da prefeitura de São Luís do Maranhão

Em São Luís (MA) o Palácio de La Ravardière é a sede da prefeitura de São Luís do Maranhão. Com origens no século XVII, é um marco importante do centro histórico da cidade, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


Por fim, para não nos alongarmos, para não ir muito longe temos no Piauí o Palácio de Karnak como sede oficial do Poder Executivo Estadual do Piauí. Ali o governo de estado recebe autoridades, secretários e assina documentos importantes. Ali representa a simbologia do cargos e do poder executivo. Antigamente o Palácio de Karnak era uma chácara do Barão de Castelo Branco, e só em 1926 se tornou a sede do Governo Estadual. O nome Karnak vem de um templo do antigo Egito, e a arquitetura do palácio foi inspirada em templos gregos. Na década de 70, no governo de Alberto Silva, recebeu jardins de arquitetura contemporânea projetados pelo paisagista Burle Marx.

Por José Wilson
Edição: euvejophb.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário